Dia 9: com o Pai Lucien-Marie e Mãe Marie-Augusta

Publicado a por

Novena em preparação da Festa de Nossa Senhora das Neves 2023

Dia 9: sexta-feira 15 de Dezembro de 2023
Com o Pai Lucien-Marie e a Mãe Marie-Augusta, consagramo-nos ao Coração Imaculado de Nossa Senhora das Neves.

1 - Introdução

Neste nono dia, aniversário da bênção da estátua de Nossa Senhora das Neves em Saint Pierre-de-Colombier, queremos renovar a nossa consagração ao seu Coração Imaculado, seguindo as pegadas dos nossos fundadores.

O Pai Lucien-Marie sempre teve uma grande devoção a Nossa Senhora das Neves, que remonta aos seus tempos de escuteiro. Ele encoraja-nos a amarrarmo-nos a ela ao subirmos a montanha da santidade. Ela é a nossa primeira da corda, a nossa guia na vida espiritual, ajudando-nos a travar o "combate olímpico da pureza", como dizia a Mãe Maria Augusta.

O Pai Lucien-Marie tinha também um grande apego à Igreja, e a devoção a Nossa Senhora das Neves está ligada a Roma, onde se encontra a Basílica de Santa Maria Maior, também conhecida como "Nossa Senhora das Neves".

A nossa consagração a Nossa Senhora das Neves indica o sentido pleno da missão que os nossos fundadores receberam: a educação dos corações à semelhança dos corações de Jesus e de Maria, uma educação enraizada na fidelidade à integridade da Fé da Igreja. Esta educação requer a vontade de travar uma guerra espiritual.

A Mãe Maria Augusta encoraja-nos a "tiremos as graças do Coração puro da Santíssima Mãe de Jesus" para que nunca estejamos sós!

Com o Pai Lucien-Marie e a Mãe Marie-Augusta, queremos formar o pequeno exército da Santíssima Virgem para defender e salvaguardar a Fé e fazer o seu Triunfo. Com os nossos fundadores, retomemos as palavras desta canção que gostamos de cantar: "Nossa Senhora das Neves, Medianeira das graças, Nossa Mãe do Céu, vede as nossas misérias, Imaculado Coração ardente de amor: formai os nossos corações à vossa imagem".

2 -Terço meditado

A agonia de Nosso Senhor no Horto das Oliveiras

Ó Jesus, como deve ter sido terrível a tua agonia, para que o teu suor se transformasse em grandes gotas de sangue. Sentiste uma solidão incrível quando viste os teus apóstolos a dormir. Que os méritos dessa agonia nos dêem a força para superar todas as provações num abandono total à vontade do Pai.

A flagelação

Quando foste flagelado, Jesus, a tua Mãe Santíssima estava lá, sofrendo na sua alma todas as chicotadas que os carrascos te infligiam. Apesar da implacabilidade e do ódio dos carrascos, ela quis ficar ao vosso lado para nos ensinar a não fugir perante as dificuldades e as tempestades. Ela é o farol que nunca devemos perder de vista se quisermos permanecer fiéis.

A coroação de espinhos

Ao aceitar silenciosamente esta humilhação, Jesus, ensinais-nos a reconhecer o que somos: pobres criaturas. Que os méritos desta coroação nos obtenham as graças da humildade e do temor do Senhor para voltar a colocar Deus no centro das nossas vidas.

Jesus carrega a sua Cruz

Ó Jesus, o caminho para o Calvário foi um caminho de grande sofrimento, mas quiseste dar-nos modelos a seguir para te ajudar a carregar a tua cruz. Imitemos Santa Verónica e a sua coragem de amar. Imitemos o Cireneu que, em contacto com o teu sangue precioso, abriu o seu coração para receber o dom mais precioso de todos: a fé em ti, Jesus, Salvador do mundo.

A morte de Jesus na cruz

Quando nasceste numa manjedoura, ó Jesus, prefiguraste o momento em que te deitarias no teu trono, a tua cruz. Que mistério de amor, o Filho de Deus aniquilar-se sobre este objeto de maldição para fazer dele o objeto da nossa salvação. Ó Virgem Maria, gravai nos nossos corações os sofrimentos do Salvador.

Encontro às 18h00 para seguir a oração em direto com a comunidade em francês!

 3 -Oração de consagração à Nossa Senhora das Neves

Ó Nossa Senhora,
confiamo-nos em vós,
na vossa obediência abençoada
e na vossa protecção muito especial.
Hoje e cada dia confiamo-vos
as nossas almas e os nossos corpos,
confiamo-vos toda a nossa esperança
e toda a nossa consolação,
todas as nossas angústias e as nossas misérias,
nossa vida e o fim da nossa vida,
de modo que, pela vossa santíssima intercessão
e pelos vossos méritos,
todas as nossas ações sejam dirigidas
e dispostas de acordo com a vossa vontade
e a do vosso Filho.
Amém.

O que você quer fazer?