Dia 6: Com são Juan Diego
Novena em preparação da Festa de Nossa Senhora das Neves 2023
Dia 6: terça-feira 12 de Dezembro de 2023
Com São Juan-Diego, escutemos o que a Virgem Maria nos quer dizer e abramos o nosso coração.
1 - Introdução
São Juan Diego era um índio cristão do México. A 9 de Dezembro de 1531, a caminho de uma aula de catequese, passou pelo sopé do monte Tepeyac. Atraído por um canto melodioso, descobriu no cume uma mulher muito bela, a Virgem Maria, que lhe confiou a missão de ir ter com o bispo local para lhe pedir que mandasse construir uma capela em sua honra.
Como o bispo tinha dificuldade em acreditar em Juan Diego, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo nessa mesma noite para confirmar a sua mensagem e, a 12 de Dezembro, para lhe dar um sinal: rosas de Castela que Juan Diego foi apanhar em pleno inverno e que a Virgem colocou no seu manto. Quando Juan Diego abriu a sua tilma para mostrar as rosas ao bispo, a imagem de Maria estava impressa nela! Assim, o santuário em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, que celebramos neste dia, pode ser construído e será um lugar de graças para muitos.
Hoje em dia, com demasiada frequência, estamos ansiosos, na azáfama do mundo, e esquecemo-nos de dedicar algum tempo a ouvir a Voz de Deus.
Escutemos esta mensagem da Virgem Maria a São João Diego, quando este tinha 57 anos:
"Minha querida criança, ouve-me... Não tenhas medo. Não estou eu aqui, a tua mãe? Não estás sob a minha proteção? Não estás envolto no meu manto, aconchegado nos meus braços? (...)".
Seguindo os teus passos, S. Juan Diego, queremos escutar o que a Virgem Maria nos diz, confiando nela e abrindo bem o nosso coração para que esteja disponível para os planos de Deus. Nossa Senhora das Neves, hoje confiamos-lhe de forma especial o projeto do seu sítio.
2 - Terço meditado
A agonia de Nosso Senhor no Horto das Oliveiras
"De joelhos, Jesus rezou: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua". (Lc 22,42)
Neste tempo de Advento, Senhor Jesus, tu nos chamas repetidamente à conversão. Queremos imitar-Te na tua luta agonizante e escutar com mais firmeza a vontade do Teu Pai.
A flagelação
"O que resta dos sofrimentos de Cristo, faço-o na minha própria carne, por amor do seu corpo, a igreja". (Col 1,24)
Quantos cristãos no nosso mundo sofrem com o isolamento, o ódio, o medo e a perseguição? Que estes sofrimentos sirvam para purificar a Igreja e os seus pastores.
A coroação de espinhos
"Jesus saiu com uma coroa de espinhos e um manto de púrpura. Pilatos disse-lhes: " Eis o homem " (Jo 19,5).
Rezemos para que muitas pessoas de boa vontade se deixem tocar pelo estado ignominioso em que a flagelação e a coroação de espinhos Te deixaram, e para que compreendam até que ponto Tu as amaste.
Jesus carrega a sua Cruz
"Se alguém quiser andar atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". (Mc 8,34)
Atrevemo-nos a imitar a coragem de Santa Verónica, que rompeu a multidão para Te consolar e trazer-Te um pouco de conforto? Sejamos testemunhas corajosas e ardentes em defesa da Verdade e da Vida.
A morte de Jesus na cruz
"Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. (Gal 2, 19.20)
Aos pés da cruz, Nossa Senhora torna-se a mãe de todos os homens. Que a Vossa Mãe abençoe em breve muitos filhos na capela do Imaculado Coração na pequena aldeia de Saint-Pierre-de-Colombier.
Encontro às 18h00 para seguir a oração em direto com a comunidade em francês!
3 - Oração de consagração à Nossa Senhora das Neves
Ó Nossa Senhora,
confiamo-nos em vós,
na vossa obediência abençoada
e na vossa protecção muito especial.
Hoje e cada dia confiamo-vos
as nossas almas e os nossos corpos,
confiamo-vos toda a nossa esperança
e toda a nossa consolação,
todas as nossas angústias e as nossas misérias,
nossa vida e o fim da nossa vida,
de modo que, pela vossa santíssima intercessão
e pelos vossos méritos,
todas as nossas ações sejam dirigidas
e dispostas de acordo com a vossa vontade
e a do vosso Filho.
Amém.